Amigo do Alérgico

Sobre o Espaço Amigo do Alérgico

A Big Ben tem mais um serviço para oferecer a você. O Espaço Amigo do Alérgico.

É uma parceria para melhorar a qualidade de vida do alérgico. Neste espaço você pode encontrar os melhores produtos que atendem as mais diversas necessidades das pessoas alérgicas, atreladas a excelência em atendimento e prestação de serviços que só a Big Ben faz para você.

De aparelhos purificadores de ambientes, produtos de limpeza, capas para colchões e travesseiros, cosméticos até alimentos sem glúten e sem lactose.

 


Confira um inforgráfico mostrando o que deve ser evitado em quartos de alérgicos



Dicas para manter o ambiente livre de poeira


o que é Alergia

De modo geral, alergia pode ser definida como um tipo de reação imunológico do organismo quando em contato com substâncias estranhas, também chamadas antígenos (alérgenos).

O sistema imunológica é de importância vital no combate a infecções e na proteção do organismo contra determinados tipos de tumores. Entretanto as reações alérgicas constituem, provavelmente, o preço pago pelo sistema para alcançar a alta capacidade de reagir contra uma enorme quantidade de substâncias estranhas.

Os principais sinais de alergia aparecem, em geral, nos primeiros anos de vida, frequentemente, sob forma de eczema e/ou asma, enquanto a rinite costuma aparecer quando a criança atinge a idade escolar ou no início da vida adulta.

Alimentar

Os alimentos mais frequentemente causam sintomas durante a primeira infância são: leite de vaca, ovos, peixe, frutas cítricas e tomate.

Eczema

O eczema é uma reação na pele com formação de pequenas bolhas (vesícula) e casquinhas (crostas), causando coceira.

Asma

O sintomas mais característicos são: a dificuldade em respirar e a presença de roncos sonoros e sibilantes.

Rinite

Se manifesta com coriza abundante (conhecida como corrimento nazal), ataques de espirro, coceira no nariz e no céu da boca (palato).


Principais tipos de alergia

Animais

No caso de alergia a animais, reduzir o contato com eles é muito importante. Os sintomas tendem a desaparecer na medida em que se eliminem pêlos e resíduos dos animais no meio ambiente, não esquecer que a limpeza da casa é um fator importante para a melhora da alergia.

Em muitos casos, a remoção do animal caseiro é a única solução embora possa ser muito traumática. No caso da remoção do animal não ser possível, entretanto, não se deve permitir a entrada do animal principalmente no quarto de dormir do paciente e a casa deve, se possivel, aspirada diariamente.

Se um membro da família é alérgico, é conveniente, como medida preventiva, retirar os animais da casa. Isto ajuda a prevenir o desenvolvimento de alergias adicionais. Tapetes,tecidos, etc, feitos de pêlo de animal devem ser evitados. Contato com animais fora de casa deve ser evitado. Um problema pode surgir quando indivíduos alérgicos visitam casas onde existem animais domésticos. A melhor solução é usar equipamentos profiláticos antes da visita.

Alimentos

Hipersensibilidade a alimentos pode ocorrer devido a mecanismos alérgicos ou não alérgicos. As crianças são geralmente mais susceptíveis e acredita-se que entre 10% e 20% das crianças alérgicas apresenta reações a alimentos.

Os alimentos que mais frequentemente causam sintomas durante a primeira infância são o leite de vaca, ovos, peixes, frutas cítricas e tomate. A maioria das crianças desenvolve intolerância a frutas cítricas e tomate em alguns anos, mas a alergia a peixe e nozes, por exemplo pode continuar até a idade adulta.

No adulto, entretanto, aparecem outros alimentos que podem produzir hipersensibilidade, como por exemplo, crustáceos, queijos, glúten, vinhos e temperos.

Pó caseiro

No caso de alergia ao pó doméstico, a casa deve ser limpa, de preferência com aspirador de pó, diariamente, especialmente o quarto de dormir. A limpeza deve ser realizada por uma pessoa não alérgica.

Deve-se evitar o uso de tapetes e móveis susceptíveis ao acumulo de pó.

Os dormitórios, na medida do possível devem ser mantidos livres de pó, e os colchões e travesseiros devem preferencialmente ser de material sintético.

A alergia ao pó pode ser provocada pelos ácaros existentes no pó doméstico. Estes são organismos microscópicos que vivem nas roupas da cama e nos tapetes. Os pacientes devem ser aconselhados a trocar de roupa de cama com preferência, tomar banho e trocar de roupa de preferência diariamente. Observando-se que colchões e travesseiros devem ser encapados com capas específicas.

Poléns

Evitar o contato direto com o pólen, isto é, não colher flores e evitar ter flores dentro de casa.

Durante a polinização, as janelas dos quartos de dormir, devem ser mantidas fechadas para que o vento não introduza o pólen. Além disso, é aconselhável arejar a roupa de cama na parte da manhã, quando o nível de pólen no ar é mais baixo.

Durante os dias secos e quentes, pode haver necessidade do paciente permanecer em casa com as portas e janelas fechadas, uma vez que existe grande quantidade de pólen no ar.

Insetos

É possível prevenir picadas de abelhas e marimbondos evitando os locais que atraem estes insetos, caso não seja possível, recomenda-se utilizar um aparelho que utiliza tecnologia de ultra-som para afastar insetos, ou um repelente específico.

Fungos

No caso de alergia a fungos, deve-se evitar ambientes úmidos, caso não seja possível utilizar desumidificador e purificador de ar nos locais contaminados por fungos.

O pó doméstico pode conter grandes quantidades de fungos.

Os pacientes devem evitar áreas onde os fungos proliferam, como, por exemplo, montes de folhas de árvores, toras de madeira, áreas fortemente sombreadas ou de espessa vegetação. Durante a época da colheita, devem-se evitar os lugares. Arejar bem os ambientes que permanecem fechados durante muito tempo.

Onde encontrar



COPYRIGHT ©2010 DROGARIAS BIG BEN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvimento: Bredi